quarta-feira, maio 15, 2024
InícioNotíciasConselho Estadual de Trânsito empossou cinco novos conselheiros, nesta quinta-feira (15) de...

Conselho Estadual de Trânsito empossou cinco novos conselheiros, nesta quinta-feira (15) de Junho

O Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) empossou, nesta quinta-feira (15), os novos conselheiros que irão atuar no desenvolvimento de propostas para a melhoria do trânsito no Estado do Pará. A cerimônia de posse ocorreu durante a segunda reunião ordinária deste ano, no plenário do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém.

Foram empossados cinco novos conselheiros, dentro das 16 representações que fazem parte do colegiado, que é presidido pelo secretário de Segurança Pública, Ualame Machado. O conselheiro e secretário executivo do Cetran, coronel da Polícia Militar Erick Miranda, pontua as principais atribuições do órgão, que se destaca por ser coordenador, normatizador, consultivo, recursal, que trata da municipalização do trânsito. ressaltou algumas das atribuições do Conselho.

“O Cetran possui a competência de cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito das respectivas atribuições, estimular e orientar a execução de campanhas educativas de trânsito, além de indicar um representante para compor a comissão examinadora de candidatos com deficiência física à habilitação para conduzir veículos automotores”, informou o coronel Miranda.

O Conselho é o órgão coordenador, normatizador e consultivo que trata da integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito. O Cetran é composto pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Batalhão Rodoviário Estadual.

Também integram o Cetran representantes dos municípios de Belém, Ananindeua, Castanhal, Marabá e Santarém, além do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Setransbel), Sindicato das Empresas de Logística e Transportes de Cargas no Estado do Pará (Sindcarpa), Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários em Empresas de Transportes de Passageiros (Sintritur), além de representantes do Serviço Social do Transporte, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Novos Conselheiros

O novo conselheiro empossado, Antônio Carlos Sena, presidente do Sindarpa, ressalta a contribuição do sindicato para a melhoria do trânsito no estado. “Podemos contribuir, e muito, com o horário de parcela, chegada e saída de carros, doar um pouco da nossa experiência para tentar aliviar o trânsito. Tentar também conscientizar os motoristas com a questão de infração e julgamento”, afirmou.

Representando o município de Ananindeua, a conselheira Lilian dos Santos, enfatiza o crescimento do município, que é o segundo maior do estado, e reafirma a importância da integração entre as cidades para as questões de trânsito. “É fundamental que Belém, Ananindeua, e todo o Estado, esteja caminhando perfeitamente para o trânsito fluir e para que as diretrizes sejam as mesmas em prol da população e dos municípios”, conclui a nova conselheira empossada.

Já o conselheiro José Maria das Silva, representante da Setransbel, afirma que o objetivo é compartilhar a experiência do sindicato no transporte coletivo. “Pretendemos agregar valor ao Cetran com a experiência que temos no transporte coletivo, do dia a dia, transportando a população de Belém.”

Para o conselheiro e representante da Polícia Rodoviária Estadual, Major Diego Brasil, a participação do batalhão é de extrema importância no colegiado, especialmente por conta da ampla atuação do órgão nas rodovias do estado. “Cobrimos praticamente todo o Estado. A expectativa é que haja mais integração entre os órgãos, para desenvolver melhores operações para buscar a melhoria do trânsito”, afirma Brasil.

FONTE: Agência Pará

TIRE SUAS DÚVIDAS