segunda-feira, abril 29, 2024
InícioSindicarpaComunicadosPossibilidade de desabastecimento de diesel

Possibilidade de desabastecimento de diesel

Devido a restrições e cancelamentos de pedidos por parte das companhias distribuidoras há uma potencial crise de abastecimento de diesel no país. Esse cenário preocupante é resultado de múltiplos fatores impactando a cadeia de suprimentos de combustíveis no país.

Uma das principais causas do problema é a nova política de preços implementada pela PETROBRAS, que afetou negativamente as importações de diesel. A recente mudança nessa política desestimulou as importações, diminuindo a disponibilidade de combustível no mercado interno. Dado que a PETROBRAS não é autossuficiente na produção de diesel e grande parte é importada, a necessária harmonização entre os mercados interno e externo foi prejudicada pela nova política de preços da empresa. A discrepância entre os preços praticados no Brasil pela PETROBRAS e os preços internacionais criou um ambiente desafiador para os postos de combustível, que enfrentam dificuldades em manter o fornecimento estável.

É necessário encontrar soluções imediatas para evitar impactos negativos na economia e nos consumidores. É essencial que as autoridades competentes, em colaboração com as empresas do setor, trabalhem conjuntamente para garantir um fornecimento adequado de diesel e a estabilidade dos preços.